Um forte temporal com ventos de até 124 km/h provocou a queda de árvores, o destelhamento de casas e deixou pelo menos 10 pessoas feridas em Canela e Gramado na noite desta quarta-feira. O vendaval foi registrado por volta das 21h e teria durado menos de um minuto, mas o suficiente para produzir caos em diversos bairros nas duas cidades da Região das Hortênsias. Bombeiros de folga e equipes da Defesa Civil estão sendo convocados para auxiliar no socorro às vítimas.
A costureira Liege Guimarães Leal, 29 anos, de Gramado, viu a casa ser totalmente destelhada com os fortes ventos que, segundo ela, não duraram mais do que 40 segundos. O imóvel de dois pisos, no bairro Carniel, abrigava uma família com 10 pessoas. Pelo menos seis casas tiveram danos no bairro.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR O TAMANHO
Vento forte derrubou árvores em Gramado
— Foi horrível. O telhado simplesmente voou — contou.
Pelo menos 10 pessoas com ferimentos leves deram entrada no Hospital de Caridade de Canela. A cidade foi a que mais registrou prejuízos. Os bombeiros atenderam vários chamados com destelhamento de moradias nos bairros Vila do Cedro, São José, Vila Maggi e Santa Terezinha. Uma árvore caiu sobre uma residência no São José, ferindo três moradores.
Falta de luz
O vendaval também deixou sem energia elétrica 5,7 mil clientes da Rio Grande Energia (RGE), conforme informou o assessor de imprensa Marcelo Barbosa. O desligamento ocorreu às 20h43min e a população permanecia sem luz por volta das 22h30min.
Em Bento Gonçalves, são 4,7 mil pontos sem luz e ventos removeram todo o telhado de uma casa no loteamento Zatt. Segundo a Certel Energia, um defeito em uma linha de transmissão deixa sem luz as áreas urbanas e rurais dos municípios de Salvador do Sul, São Pedro da Serra e Barão, e em parte dos municípios de São Vendelino, Tupandi, Harmonia, São José do Sul, Carlos Barbosa e Farroupilha.
Queda de barreira na BR-116
Outras cidades da Serra também tiveram ocorrências com a forte chuva. Em São Marcos, houve queda de barreira no Km 110 da BR-116, por volta das 18h40min, conforme informou a patrulheira Márcia, da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O trânsito está interrompido em uma terceira faixa do trecho e a Convias está trabalhando no local, conforme informou a policial. Não há previsão de liberação total da estrada.
Granizo
Farroupilha teve chuva de granizo na noite de hoje. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o fenômeno durou apenas cerca 30 segundos. Os bombeiros e a Brigada Militar (BM) não registraram nenhuma ocorrência em função da chuva na cidade.
A dona-de-casa Tatiane Suhre, 24 anos, diz que registrou granizo por volta das 18h10min de hoje em frente da sua casa no interior de Westfália, no Vale do Taquari.
— Foi forte, mas não durou muito tempo, só uns cinco minutos. As pedras não eram muito grandes e não causaram estragos. Não é comum chover granizo por aqui — lembrou ela.
Em Imigrante, no Vale do Taquari, uma chuva de granizo que durou aproximadamente cinco minutos, por volta das 18h20min, atingiu principalmente a zona rural e destelhou aviários. Muitas árvores caíram, mas não há relatos de feridos ou desabrigados.
Data da Publicação: 20 de julho de 2010
Fonte: Zero Hora
Foto: Cleiton Thiele/Especial
Foto: Cleiton Thiele/Especial
Nenhum comentário:
Postar um comentário