.'. "O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente" .'.

sábado, 17 de julho de 2010

TRAGÉDIA EM CONGONHAS - SP

Três anos depois, acidente da TAM não tem culpados

Em de 17 de julho de 2007, 199 pessoas morreram na tragédia do vôo 3054


A queda do Airbus A320 da TAM no Aeroporto de Congonhas, na zona sul paulistana, completa neste sábado três anos sem a resposta de quem são os culpados pelo acidente no qual morreram 199 pessoas. A expectativa do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo é analisar os inquéritos preparados pelas polícias Civil e Federal e definir uma posição sobre o caso até o fim deste ano.

O procurador Rodrigo de Grandis, responsável pelo caso, não se manifestará até lá, segundo nota do MPF. Ao todo, todos os documentos reunidos até aqui somam cerca de 5 mil páginas, divididas em 113 volumes. O órgão ressaltou a necessidade de avaliar cuidadosamente as provas colhidas no inquérito, "o que leva tempo".

— É doloroso todo esse tempo. Mas a gente sabe que é complexa a investigação — afirmou o presidente da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ3054 (Afavitam), Dário Scott.

Para ele, o mais importante é que o caso seja esclarecido, independentemente do prazo.

— A nossa expectativa é o quanto antes. Se for ter de aguardar até o fim do ano, esperamos que todos os responsáveis sejam apontados.

O procurador da República tem nas mãos dois documentos distintos, um produzido pela Polícia Civil e outro pela Federal, além do relatório do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A investigação da Polícia Civil, concluída em novembro de 2008, resultou no indiciamento de 10 pessoas, entre funcionários da TAM, da Agência Nacional de Aviação Civil e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por atentado contra a segurança do transporte aéreo.

A polícia pediu ainda à Justiça a indicação da Airbus como responsável pelo acidente. Mais tarde, suspendeu-se o indiciamento, uma vez que a investigação da PF estava em curso. Esta, por sua vez, concluiu sua apuração em outubro de 2009 e culpou duas pessoas pela tragédia: os comandantes do voo 3054, Kleber Lima e Henrique Stefanini Di Sacco. Para a PF, os dois manusearam as manetes erroneamente, perdendo o controle do avião.

Também em outubro do mesmo ano, o Cenipa anunciou que uma série de fatores contribuiu para que o A320 atravessasse a pista de Congonhas e se chocasse contra o prédio de cargas da TAM na Avenida Washington Luís. Na avaliação do Cenipa, o treinamento de Di Sacco era falho. Apontou ainda falhas dentro da coordenação da cabine do voo e na supervisão gerencial da TAM. Em relação às manetes, constatou-se a possibilidade de pousar com ambas em posições distintas sem que algum dispositivo alertasse os pilotos.

Créditos: Agência do Estado e Zero Hora

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