A partir do final de setembro, iPads, rádios portáteis digitais e mini-tablets passam a compor o arsenal da Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito de Esteio. Os equipamentos fazem parte de uma iniciativa pioneira no país, que articula uma rede integrada de vigilância e tecnologia da informação para o atendimento das chamadas e ocorrências no município.
O novo sistema já se encontra em fase de testes e começa a ser utilizado a partir do final de setembro, com as novas câmeras de videomonitoramento. Integrados à central de monitoramento, que observa as 32 câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos da cidade, os equipamentos permitem a localização em tempo real de todas a viaturas enquanto um software inteligente gerencia as prioridades de atendimento e procedimentos adotados pela guarda e fiscalização de trânsito.
Ao receber o chamado, o sistema identifica qual guarnição está mais próxima da ocorrência e aciona o despacho para os agentes em condições de atender. Nas viaturas, mapas com GPS sinalizam o itinerário mais adequado e o iPad acoplado permite a visualização do local por meio de imagens captadas pelas câmeras. Na sala de operações, monitores acompanham toda a ação, verificando a necessidade de reforços. Ao final de cada operação é gerado um número de protocolo, que é impresso na própria viatura e entregue aos cidadãos envolvidos. O documento permite conferir via internet todos os dados e imprimir o boletim de ocorrência sem a necessidade de comparecer à delegacia. O sistema também gerá relatórios com estatísticas que podem ser acessadas online. Numa próxima etapa, outro órgãos de segurança devem ser integrados e solicitados de forma automática pelo sistema inteligente.
Créditos: Correio de Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário