.'. "O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente" .'.

domingo, 12 de setembro de 2010

"Dízimo é mandamento bíblico", dispara missionário R.R. Soares

MATÉRIA ESPECIAL


O Missionário R.R. Soares é fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. Também é uma das personalidades mais presentes na tevê – calcula-se que chega a somar nada menos do que 100 horas semanais no ar e em diferentes emissoras. E aonde vai, costuma arrastar multidões de fiéis. O segredo de tanto sucesso? "Isso é um trabalho do Espírito Santo que está sacudindo o País", garante. No dia 3 (sexta-feira), o missionário esteve em Novo Hamburgo, e, apesar do curto tempo, recebeu o ABC Domingo. Falou sobre temas como aborto, pena de morte e a contribuição do dízimo.


CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR

A que fatores o senhor atribui o sucesso de sua igreja, hoje entre as maiores do País?
R.R. Soares
O Evangelho está ganhando o Brasil. Quando eu comecei na televisão em 78, nós éramos 2,3% da população. Hoje passamos de 30%. E dentro de 10 a 15 anos, o povo evangélico será 60% da população. Isso é um trabalho do Espírito Santo que está sacudindo o País. E não só a minha, mas todas as igrejas estão crescendo.

Qual a posição do senhor sobre o aborto?
R.R. Soares -
 Completamente contra.

Por quê?
R.R. Soares - 
É crime, porque eu acho que é uma maldade tirar uma criança de dentro do ventre. Não gostaria que eu tivesse sido descartado. Eu acho que ninguém gostaria. Eu acho que a pessoa que faz isso não está bem de cabeça.

É a favor de algum método de controle da natalidade, como a pílula ou a camisinha?
R.R. Soares -
 Eu acho que você tem direito a escolher o que você vai fazer na vida, não é? Agora, se você usa um método abortivo, você já faz depois da concepção. Antes, você pode evitar ou deixar até de casar e continuar solteiro a vida toda.

O senhor é a favor ou contra a pena de morte?
R.R. Soares
Completamente contra. Só Deus pode julgar.

O senhor tem alguma pretensão política?
R.R. Soares
Tenho. Que o Brasil todo se quede aos pés de Jesus Cristo e que eu seja só um servo de Deus na pregação do Evangelho.

Vai disputar cargo eletivo?
R.R. Soares
Não, em absoluto. Eu diria que eu tenho a condição de ser ministro do Rei dos reis. Eu acho que qualquer outra posição que pudessem me dar seria inferior a essa que Jesus me deu.

Os fiéis de sua igreja sempre contribuem com o dízimo?
R.R. Soares
O dízimo é um mandamento bíblico. Qualquer pessoa que lê a Bíblia Sagrada e que tiver juízo vai tirar de tudo o que recebe 10% e entregar ao Senhor Deus, conforme Malaquias 3, versículos de 8, 9, 10, 11 e 12. Então as pessoas que não dão o dízimo, segundo o Senhor Deus, estão roubando a Deus. E a Bíblia disse que esses não herdarão o Reino de Deus. Qualquer pessoa deve ser um dizimista.

Como responde às críticas de que igrejas como a sua exploram a fé para obter lucro?
R.R. Soares
Olha, quando eu era pequeno, se criticava muito os padres, que eles cobravam para casar, para batizar, para fazer a extrema unção. E eu nunca fui católico, não sei se eles cobravam. A igreja evangélica que eu conheço, não cobra. Se tem alguém fazendo coisa errada, esse vai dar conta a Deus.

Que avaliação o senhor tem da Igreja Católica?
R.R. Soares -
 Eu não tenho avaliação de outra Igreja porque eu só prego na Igreja da Graça. Eu acho o seguinte: todo mundo pega a Bíblia e lê. O que estiver dentro da Bíblia, até na Igreja da Graça deve ser aprovado. O que estiver fora é completamente condenado. A gente só pode estar dentro da palavra de Deus.

O senhor imagina que nos próximos anos os evangélicos serão maioria no Brasil?
R.R. Soares
Não imagino, não. Já são a maioria. Somos 30% da população. Tem 60% de católicos nominais, 5% são de católicos praticantes, dois e meio vão à igreja, dois e meio vão ocasionalmente. O resto nem vai à igreja. Hoje, a maior Igreja do Brasil se chama Assembleia de Deus. Sem sombra de dúvida. Ela tem os 10% da população.

Esses dados são de quem?
R.R. Soares -
 A Universidade do Maranhão, uma universidade federal, fez pesquisa no ano passado. No Maranhão já são 35% da população. Um ex-governador do Amazonas me disse que pagou pesquisa em 2009 e lá são 32% da população. Há bolsões em que nós somos a maioria, como Baixada Fluminense, Goiânia e vários outros. E em qualquer lugar que você for no Brasil, você encontra pelo menos uma Assembleia de Deus.

Como o senhor vê a polêmica a partir do novo livro do físico britânico Stephen Hawking? Ele afirma que o universo não precisou de Deus para surgir.
R.R. Soares
Antes dele, outros falaram coisa parecida. E, infelizmente, esse moço que deveria buscar Deus, já que está em situação tão crítica de saúde, está se afastando de Deus. E condenando até um conterrâneo dele, o Isaac Newton, que disse o contrário: "Há um Deus que criou todas as coisas".

Sua Igreja tem quantos templos no Brasil hoje?
R.R. Soares
Nós temos, entre igrejas e congregações, uma base de 3 mil.

E quantos destes templos estão no Rio Grande do Sul?
R.R. Soares
Eu não tenho certeza, não. Eu vou ficar te devendo essa resposta.

Há plano de expansão?
R.R. Soares -
 O nosso plano é obedecer o que Deus toca no nosso coração. Se nos tocar, a gente vai abrir mais igrejas. Se não, podemos até encolher.

Há templos no exterior?
R.R. Soares -
 Tem em alguns países, mas é coisa pequena. Uruguai, Argentina, Peru, México, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Japão, África do Sul.

É verdade que o senhor é o segundo em aparições na tevê, com 100 horas por semana no ar, em diferentes emissoras?
R.R. Soares
Eu não sei quantas horas eu apareço e nem se sou o segundo ou o décimo. Eu acho que a gente tem que continuar falando de Jesus sem a pretensão de ser o campeão, o vice-campeão ou lanterna.

Mas há resultado prático em toda essa exposição?
R.R. Soares
Não, a mim não. A gente fica mais descansado em pregar o Evangelho para muita gente. Se não houvesse televisão, rádio, aparelho de som, certamente Deus nos daria outras maneiras.

Como vê o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil?
R.R. Soares
Não é só no País, não. É no mundo todo esse fenômeno. O pessoal está descobrindo. É a palavra de Deus. Nós não pregamos religião, não combatemos religião, não temos outra pretensão a não ser fazer com que todo o ser humano entenda que há um criador que deixou um manual que é a Bíblia. Esse manual tem que ser consultado e vivido.

Mas e as denúncias constantemente feitas contra essas mesmas igrejas evangélicas?
R.R. Soares -
 Eu não sei se têm procedência ou não. Quando eu comecei a pregar, no início da década de 70, combatiam muito a gente. A Polícia às vezes prendia a gente e levava para a cadeia. Eu mesmo fui várias vezes. Porque a igreja dominante denunciava, não queria perder o que chamava de adeptos fiéis. Mas nós vencemos em nome de Jesus e glória a Deus por isso.

O senhor é casado com uma irmã do bispo Edir Macedo, da Universal do Reino de Deus e dono da Record, certo?
R.R. Soares -
 Sou.

E como é a relação do senhor com o Edir Macedo?
R.R. Soares
Ora, ele é meu cunhado. Casei com a irmã dele e não tem mais outra relação. O Edir dirige a Igreja Universal e eu estou trabalhando na Graça. Diga-se de passagem que eu não sou o presidente da Graça. Sou simplesmente um dos pastores.

Como o senhor concilia a rotina de pregações com seus negócios?
R.R. Soares -
 Olha, Deus é sábio. Deus sempre abençoa. Quem confia em Deus sempre tem uma porta aberta para ele.

O senhor é dono da Graça Artes Gráficas e Editora, da Graça Music, da Graça Editorial e da Graça Filmes?
R.R. Soares -
 Deus tem nos abençoado a esse ponto.

O senhor é o proprietário?
R.R. Soares -
 Sou só gerente.

Qual a finalidade dessas empresas?
R.R. Soares
É como qualquer outra empresa no Brasil. Facilitar para as pessoas terem os produtos dentro das leis do País.

E a sua igreja é proprietária de Rede Internacional de Televisão, da Nossa Rádio e da Nossa TV, correto?
R.R. Soares
A igreja não é mais proprietária, nós temos fundações.


Fonte: Diário de Canoas Virtual
Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário