.'. "O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente" .'.

sábado, 16 de junho de 2012

Fumante por mais de 40 anos, aposentada que venceu câncer de pulmão se considera uma sobrevivente

Um complicador para a cura do câncer de pulmão é o fato de que praticamente todos os portadores da doença, por serem fumantes antigos, têm sintomas de bronquite e enfisema, sintomas que muitas vezes se superpõem. Por isso, é preciso estar alerta para sintomas como escarro com sangue, tosse forte, pneumonia de repetição e dor torácica.
CLIQUE NA IMAGEM
PARA AUMENTAR O
TAMANHO
Quem alerta é o médico José Jesus Camargo, cirurgião torácico no Hospital Pereira Filho da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. Com mais de 2,5 mil casos operados de câncer de pulmão, Camargo explica que o baixo grau de suspeição médica interfere no diagnóstico tardio:
— Profissionais que trabalham em hospital de referência estão habituados ao constrangimento de receber pacientes com neoplasias avançadas — lamenta.
.
A professora aposentada Maria Helena Salaberry (foto), de 75 anos, veio de Pelotas para ser atendida e operada por Camargo. Com o diagnóstico de um câncer, em 2007, passou por 45 sessões de radioterapia e 12 de quimioteria até chegar à cirurgia.
Fumante por mais de 40 anos, a aposentada se considera uma sobrevivente.
— O que posso dizer é que as pessoas devem ter confiança e esperança. Meu conselho é: procure o médico o quanto antes.
.
Data da Publicação: 16 de junho de 2012
Fonte: Zero Hora
Foto: Nauro Júnior/Agência RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário