Enquanto o termômetro da Praça da Igreja Matriz de São José dos Ausentes marcava 1º, às 19h dessa terça-feira, os moradores corriam para as casas. O pala se tornava agasalho necessário e as chaminés denunciavam os fogões de lenha já acesos. O assunto do bate-papo do mercadinho era só um: será que neva? A expectativa de que a previsão de neve se confirme na cidade mais alta do Estado é grande, mas o tempo aberto no final do dia coloca em dúvida o palpite dos meteorologistas.
Aposentado Plínio da Silva Guimarães lembra que a neve apareceu há 12 anos, no dia 20 de setembro
Segundo o Instituto Climaterra de Meteorologia, no final da tarde dessa terça-feira, a sensação térmica era de -5ºC. De acordo com o instituto, a previsão de neve para a noite da terça-feira e a madrugada da quarta se mantêm, uma vez que a chuva apareceu durante o dia, mesmo de forma miúda. Às 18h, a velocidade do vento ainda não castigava os que são acostumados a lidar com o frio: 40 km/h.
O morador Plínio da Silva Guimarães lembra que a neve apareceu há 12 anos, no dia 20 de setembro. Desta vez, não arrisca negar que o fenômeno se repita.
— Eu não duvido, hein. Hoje chove e deu frio. Tem tudo pra nevar. Mas se não acontecer isso, amanhã, a gente acorda com tudo branquinho de geada.
Em 2006, também nevou em setembro na região, mas entre os dias 3 e 5 do mês, ainda durante o inverno.
Data da Publicação: 25 de setembro de 2012
Fonte: Raquel Fronza/Pioneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário