Faz parte da cultura, no dia 2 de novembro, Dia de Finados, as homenagens, orações e os cuidados com os túmulos de entes queridos. Ainda incluem-se, nesta tradição, as visitas aos cemitérios com a entrega de flores. Na próxima sexta-feira (02), as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU) estarão em regime de plantão, fornecendo toda a infraestrutura necessária à população que comparecer aos cemitérios, orientando os visitantes.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR O TAMANHO
Cemitério Central está preparado para receber grande número de pessoas
A SMSU administra seis cemitérios ao todo: Central, Costa do Ipiranga, Morro Agudo, Morungava, Rincão da Madalena e Santa Tecla. Em número de sepulturas, o Central é o maior, com 8.380, seguido do Rincão da Madalena, com 6.676, Morungava, com 1.575, Costa do Ipiranga, com 1.463, Santa Tecla, com 451 e Morro Agudo, com 289. Os jazigos podem ser permanentes ou temporários, que devem ser renovados a cada três anos.
“O Dia de Finados é uma data especial, com muita concentração de pessoas. Com o final do dia, acumulam-se galhos, papéis e flores. Logo depois que as homenagens forem prestadas, será feito o recolhimento desses materiais”, explicou o titular da SMSU, Pedro Bisch Neto.
Quitação de Jazigos
A população pode fazer a quitação de jazigos, junto ao cemitério Central, localizado na rua Nestor de Moura Jardim, 750, bairro Santa Luzia, que oferece um sistema informatizado de arrecadação permitindo a emissão de boletos que podem ser pagos em qualquer agência bancária ou lotérica. Caso o sistema se encontre inoperante, o contribuinte receberá um memorando a ser entregue no setor de arrecadação da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Cidadãos que estão em débito estão recebendo em suas casas uma correspondência com o valor atualizado para pagamento.
Data da Publicação: 29 de outubro de 2012
Fonte: Secom - Prefeitura Municipal de Gravataí
Foto: Secom/PMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário