O vereador Marcelo Sgarbossa (PT) protocolou um projeto de lei na Câmara de Vereadores para reduzir a velocidade limite em Porto Alegre dos atuais 60 km/h para 50 km/h. Para caminhões e ônibus, o limite sugerido é de 40 km/h. Hoje, a única via da cidade com velocidade superior s 60km/h é a Castelo Branco, onde é possível trafegar a 80 km/h. Segundo o parlamentar, os veículos pesados foram responsáveis por praticamente todos os óbitos de ciclistas nos últimos dois anos em Porto Alegre.
Conforme o vereador, há estudos apontando que a redução em 10 km/h na velocidade limite não gera risco de aumento de congestionamento na cidade. "Estatística apresentada pelo Observatório de Segurança Viária da Espanha mostra que um atropelamento com o carro a 80km/h é praticamente mortal. Mas quando o veículo trafega a 50km/h, o número de mortes é reduzido para 40%, o de feridos para 55%, e 5% das vítimas conseguem escapar ilesas. Agora, à velocidade de 30km/h, o índice de mortes cai para 5%, sendo que 30% das vítimas não sofrem nenhum ferimento", reforçou.
O projeto ainda precisa passar pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Transportes, Urbanismo e Habitação antes de ir a votação em plenário. Em 2012, 106 pessoas morreram no trânsito de Porto Alegre. No ano anterior, foram 146.
Data da Publicação: 23 de março de 2013
Fonte: Marcos Koboldt/Rádio Guaíba via Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário