A partir de hoje, um população com quase dez mil habitantes, deixam de ver a luz solar até o dia 1º de fevereiro de 2012.
A cidade de Hammerfest, fica localizada no país da Noruega, no condado de Finnmark. Para ser mais detalhado, na ilha de Kvalo, a 480 km do Círculo Polar Ártico.
A luz solar se esconde depois de ficar por três meses sem se pôr, ou seja, sem que a Lua e as estrelas aparecessem no céu.
Hammerfest, é a cidade mais ao norte do mundo. Último posto alcançado pela civilização antes de chegar aos gelos do Polo Norte.
Todos os anos, o sol se põe no dia 17 de novembro na cidade de Hammerfest, como em qualquer outro lugar do mundo. Porém, ele só volta a nascer no dia 1º de fevereiro. O encerramento do longo período de trevas (explicado pela alta latitude norueguesa) é marcado por grandes festas da população local. É um dia que representa a renovação, um verdadeiro impulso para o ano que começa, uma pequena faísca que antecede os meses em que não existe noite na tranquila cidade. A grande alegria pode ser explicada por um dado prático. Apesar de apresentar um dos melhores índices de qualidade de vida do planeta, diversas cidades da Noruega possuem um número elevado de habitantes com problemas como a depressão. A ausência prolongada de luz e calor do Sol é perigosa, e está provado cientificamente que pode afetar gravemente o emocional humano.

Redação
Fotos: Wikipédia.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário