Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul novamente neste domingo. Uma massa de ar úmido e bastante instável que cobre o Estado favorece a formação durante o dia de nuvens carregadas. Chove, ao menos em parte deste domingo, na maioria das regiões. Há possibilidade de momento de melhoria.
As condições seguem favoráveis ao registro de chuva forte a intensa localizada e persiste o risco de temporais isolados com ventania e queda de granizo. O dia será úmido e abafado com maior aquecimento dependendo de momentos aberturas. A umidade estará elevada.
Temporais se intensificam na segunda
O final da última sexta-feira foi marcado por temporais no Noroeste e no Alto Uruguai. Vento de 113 km/h foi registrado na estação do Inmet em Frederico Westphalen com danos na cidade. Houve também queda de granizo em municípios próximos de Erechim. A cada dia aumenta a instabilidade, mas ela atinge o seu pico de intensidade na segunda.
A pressão atmosférica vai despencar e todo o território gaúcho vai estar sujeito à ocorrência de chuva forte a intensa assim como a vendavais e granizo. Há o risco de temporais com potencial de importantes danos e transtornos. A chuva deverá ter volumes altíssimos em curtos períodos em diversas localidades com alagamentos.
A causa da instabilidade extrema será um centro de baixa pressão profundo que avançará do Norte da Argentina para o Estado, dando origem a ciclone quando alcançar o mar, o que deve resultar em fortes rajadas de vento com potencial de causar novos transtornos, sobretudo para a rede de energia, na terça-feira.
Data da Publicação: 20 de outubro de 2012
Fonte: Correio do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário