.'. "O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente" .'.

domingo, 24 de março de 2013

Polícia libera vídeos do começo do incêndio na boate Kiss

Juntamente com a íntegra do inquérito, a Polícia Civil divulgou, na sexta-feira (22), dois vídeos que mostram o começo do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. O primeiro clipe exibe a hora em que o fogo de artifício atingiu a espuma do teto e foi feita uma tentativa inicial de controlar o fogo com um extintor que não operou corretamente. No segundo vídeo, aparecem pessoas aglomeradas na tentativa de sair da boate.

O inquérito explica que "o produtor da banda, Luciano Augusto Bonilha Leão, responsável pelo fogo de artifício, colocou uma luva na mão no vocalista da banda, Marcelo de Jesus dos Santos, na qual estava acoplado o objeto. Posteriormente, Luciano acionou o referido fogo de artifício, mediante controle remoto. O vocalista da banda levantou a mão em direção ao teto e uma chama ou faísca tocou o forro, o qual possuía isolamento acústico de esponja, material altamente inflamável".

Conforme a polícia, a prova testemunhal do ocorrido foi reforçada pelo vídeo extraído de telefone celular de uma das pessoas que estavam na casa noturna. Segundo o inquérito, a concentração de fumaça era tão grande que fez com que "muitas pessoas desmaiassem tão logo aspiraram o ar impregnado da fumaça originada da queima". Ainda de acordo com o texto, "verifica-se que quarenta segundos depois das pessoas que portavam o telefone terem percebido que se tratava de fogo, a fumaça já havia tomado conta e o caos estava instalado no ambiente superlotado do estabelecimento".

Sobre a segunda parte do vídeo, a polícia refere que "o pânico tomou conta dos indivíduos que estavam na boate [...], mas a Boate Kiss possuía apenas uma saída que dava acesso ao seu exterior. A referida saída foi absolutamente insuficiente para dar vazão à quantidade de pessoas que se amontoaram na tentativa desesperada de deixar o local, sendo que muitas delas morreram buscando a saída".

Polícia Civil indiciou 16 pessoas pelo incêndio na boate Kiss, ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro. Além deles, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, será investigado por improbidade administrativa. Os resultados do inquérito policial sobre a tragédia, um vasto documento com cerca de 13 mil páginas, foram apresentados na sexta-feira (22) pela cúpula da corporação no campus universitário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Também foi confirmado que todas as 241 vítimas morreram por asfixia. Conforme exames do Instituto Geral de Perícia (IGP), 100% dos óbitos ocorreram pela inalação de dióxido de carbono com cianeto.

"Concluímos que há 35 indicativos de responsabilizações. Foram 16 indiciamentos criminais. Há 10 indícios de crime. Destes, nove vão para a Justiça Militar e um para o Tribunal de Justiça. Estamos apontado as pessoas que de alguma forma foram responsáveis por crime danoso", comentou o delegado Marcelo Arigony.

Assista os vídeos que mostram o momento exato do incêndio:


Data da Publicação: 22 de março de 2013
Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário