.'. "O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente" .'.

domingo, 11 de maio de 2014

Vinni Maciel faz homenagem as mães de diversas nacionalidades através de posts em redes sociais

No primeiro minuto de domingo (11), na qual se comemora o Dia das Mães em alguns países, em especial o Brasil, Vinni Maciel homenageia mães de diversas nacionalidades. Os posts foram publicados em sua página no Facebook.

Segundo o jornalista que atualmente vive no noroeste do Rio Grande do Sul, decidiu fazer essa homenagem, pelo fato de ter ficado mais de dez anos sem participar desta importante data ao lado de sua mãe, devido ao trabalho constante. Ainda afirmou que se possível, que os filhos façam um esforço para ficar ao lado da mãe, nem que seja na data comemorativa criada pela americana Ann Maria Reeves Jarvis, a mãe do Dia das Mães.

Dia das Mães nos EUA
Até os dias de hoje, é considerada a mãe do Dia das Mães não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. Ann Maria Reeves Jarvis, uma ativista que no ano de 1865, começou a elaborar a criação voltada para as mães, inicialmente para a localidade onde morava, Filadélfia. Neste ano, surgiu então Dia de Amizade para as Mães. Ann Maria Reeves Jarvis veio a falecer em 1905, dois ano depois, sua filha, Anna Jarvis, criou um memorial em homenagem a mãe e em 8 de maio de 1914, uma resolução aprovada pelo Congresso americano, dava como oficial o segundo domingo de maio, o Dia das Mães. No âmbito da resolução, o então presidente Thomas Wilson, que no dia seguinte, durante o Dia das Mães, o edifícios públicos fossem decorados com bandeiras. O primeiro Dia das Mães aconteceu em 9 de maio de 1914.
Mas depois dessa grande conquista, Anna Jarvis viu todo o esforço iniciado pela sua mãe, virar apenas apelo comercial, que começou a se propagar por todo o país americano e em outros países. Jarvis, reuniu um grupo de pessoas e queria reverter o quadro atual, principalmente em anular a data comemorativa, mas com a demanda crescente da aceitação da data alusiva e da comercialização de presentes, Anna Jarvis criou uma grande repercussão na época, mas não foi o suficiente para contornar a situação.

Dia das Mães no Brasil
Foi através de um gaúcho da fronteira, que o Dia das Mães foi oficializado no Brasil. Getúlio Dornelles Vargas, foi o 14º Presidente da República, que no ano de 1932, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, o então presidente da cidade de São Borja, interior do Rio Grande do Sul, distante de Porto Alegre à 590 km, oficializou a data comemorativa no segundo domingo de maio.

Dia das Mães em Cuba
Segundo o historiador Francisco Fina García, na noite de 19 de abril de 1920, nove homens se reuniram (como de costume) em um clube da cidade de Santiago de Las Vegas, província de La Habana, Francisco Montoto, teve uma brilhante ideia de homenagear as mães de Cuba, uma vez que essa ideia foi iniciada na cidade de Filadélfia, Estados Unidos, por Anna Jarvis.
A data comemorativa ganhou força depois que a ideia do grupo de nove homens, foram publicadas no jornal El Mundo, na qual estampou em suas páginas que a primeira celebração em prol das mães cubanas, aconteceu em 10 de maio de 1920, segundo domingo de maio. Em 1921 e 1922, nesses dois anos, ganhou força por todo o território cubano, tornando assim, a data oficializada.

Dia das Mães na Inglaterra
Foi lá no longínquo século XVII, que 40 dias antes da Páscoa, ou seja, no período da Quaresma, comemorava-se o Domingo da Mãe. Relatos que pessoas de baixa renda, servos que trabalhavam distantes de seus laços familiares, ganhavam um dia de folga e neste Domingo da Mãe regressavam e presenteavam suas mães.

Dia das Mães em Israel
Não se espante com as próximas palavras, mas em Israel, eles aboliram do calendário o Dia das Mães. Preferiram celebrar o Dia da Família, celebração essa que acontece no mês de fevereiro.

A comercialização na semana que antecede o Dia das Mães, nos países que comemoram no segundo domingo de maio, Brasil e EUA lideram de forma absoluta em artigos de presentes, que vão de celulares até mesmo veículos automotivos.

Confira abaixo, banners comemorativos que foram criados por Vinni Maciel ao longo da semana (Clique nas imagens):


Matéria de Venicius Maciel/VM
Arte: Venicius Maciel/VM
Fotos: Ormuzd Alves/Folhapress (Venezuela), Afropress (África do Sul), Valua Vitali (Polônia), Peru, Japão e Índia (Reprodução da Internet), Chelo (Argentina), Oswaldo Gutiérrez Gómez/AIN (Cuba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário