.'. "O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente" .'.

sábado, 16 de junho de 2012

Projeto Anchoíta da Furg participa da Rio+20

O projeto Anchoíta, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg) participa de um dos eventos da Rio+20. Ele estará sendo apresentado em um estande  na Expo Brasil Sustentável - Inovação para o Desenvolvimento Sustentável, que começa neste sábado (16) e segue até a próxima sexta-feira (22), promovido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
CLIQUE NA IMAGEM PARA
AUMENTAR O TAMANHO
No Rio de Janeiro estão sendo expostos para pesquisadores de todo o mundo os resultados do projeto, como a inclusão da Anchoíta (um peixe semelhante à sardinha) no cardápio da merenda de escolas de Porto Alegre e Rio Grande. De acordo com o professor Lauro Madureira, coordenador do projeto, o peixe, abundante no litoral gaúcho, é utilizado de duas formas no cardápio escolar: com macarrão e em pizzas.
No mês de maio, o projeto foi apresentado no Congresso Mundial de Pesca, realizado em Edimburgo, na Escócia. Segundo Madureira, a Anchoíta é vista na Europa como um peixe de descarte, utilizado para a produção de ração para alimentação de outros peixes, considerados mais nobres.
— Por meio de degustação e dos resultados da pesquisa, mostramos que a anchoíta pode ser utilizada perfeitamente na alimentação humana. Eles comeram e aprovaram o produto desenvolvido por nossos Engenheiros de Alimentos — relata o professor.
CLIQUE NA IMAGEM PARA
AUMENTAR O TAMANHO
Desenvolvido pela FURG em convênio com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Projeto Anchoíta consiste na captura e industrialização em lata do pescado. A ação é inédita no comércio brasileiro, pois não existe a captura e a comercialização da anchoíta no país. Por meio do projeto, um barco foi arrendado para a pesca da anchoíta e uma indústria foi contratada para enlatar o peixe.
Antes da pesquisa, em parceria com secretarias de Educação da Capital e de Rio Grande e com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar Sul (Cecane Sul) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os pesquisadores analisaram os cardápios de 90 escolas para detectar em quais pratos seria possível incluir a anchoíta.
.
A anchoíta
.
- Nome científico: Engraulis anchoita
- É uma espécie importante na alimentação de de mamíferos marinhos como lobos, leões, além outros tipos de peixes, e várias aves marinhas incluindo os pinguins.
.
Benefícios:
.
- Baixo teor de gordura, baixo teor calórico.
- Baixo teor de sódio, prevenindo o aumento de pressão arterial.
- Alto teor de ômega 3 e ômega 6, que ajuda o sistema imunológico na prevenção de várias doenças tais como cardio-vasculares e até mesmo na prevenção de cânceres como o câncer de mama.
.
Data da Publicação: 16 de junho de 2012
Fonte: Leila Endruweit/Zero Hora
Fotos: Charles Salame e Roberto Witter/Divulgações

Nenhum comentário:

Postar um comentário