.'. "O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante do idiota que quer bancar o inteligente" .'.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Peça gigante do lote que será transportado para a Refap é descarregada no porto de Rio Grande

O descarregamento de uma peça de 82 toneladas - parte do lote de quatro equipamentos que serão destinados à ampliação da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas – teve início por volta das 13h de sábado (4/08) e durou cerca de 40 minutos. A gigante precisou ser içada por guindaste de dentro de um navio vindo da Itália, que está atracado no porto de Rio Grande, no sul do Estado.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR O TAMANHO
Peça de 82 toneladas foi descarregada no porto de Rio Grande

A peça é a quarta e última do lote que irá compor a maior operação de transporte de cargas já realizada no Estado. Com a sua chegada vai faltar somente a liberação da Receita Federal para que tenha início a viagem de Rio Grande até Canoas. Essa espera, segundo o grupo Darcy Pacheco, responsável pelo transporte, pode levar até uma semana. As outras peças que compõe o lote também foram importadas da Itália e estão armazenadas no Porto Novo de Rio Grande há cerca de 50 dias.

A partir da liberação serão nove dias de operação e oito de viagem. Nos dois primeiros dias as quatro peças serão transportadas em uma balsa (pela Lagoa dos Patos, Estuário do Guaíba e Rio Jacuí), de Rio Grande até Triunfo. Na sequência serão seis dias para completar o trecho de 65 quilômetros, até Canoas.

O lote, que tem altura equivalente a um prédio de quatro andares, será transportado em quatro veículos. Devido à complexidade do transporte será necessária uma operação conjunta com Polícia Rodoviária Federal e Estadual e empresas responsáveis pelo desligamento da rede elétrica, de telefonia e TV a cabo. Serão cerca de 30 profissionais envolvidos.

No trecho por onde o comboio vai passar haverá a interrupção de energia elétrica e no serviço de telefonia. Existe também previsão de bloqueio nas rodovias.

As peças serão revestidas com mantas de borracha isolantes, para que possam resistir até 24 mil Volts. Se chover, o transporte corre o risco de não poder ser realizado, isso devido à redução de visibilidade e segurança junto aos serviços de rede elétrica.

O que será transportado (de Rio Grande até a Refap, em Canoas):
— Dois tanques de 14 metros de comprimento, 8,5 metros de altura e 51 toneladas.
— Um tanque de 13 metros de comprimento, 6,8 metros de altura e 27 toneladas.
— Um vaso de 13,5 metros de comprimento, 7,7 metros de altura e 82 toneladas.

Data da Publicação: 4 de agosto de 2012
Fonte: Joice Bacelo/Zero Hora
Foto: Eduardo Beleske/Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário